Introdução

Observando as dificuldades enfrentadas pelos cadeirantes no dia-dia, nota-se que um dos fatores complicadores para a sua locomoção é o grande esforço realizado por eles ao subir aclives e também o fato de que vivemos numa região montanhosa e com muitos morros. Decidimos, então, criar um dispositivo que diminua os esforços realizados por estes indivíduos e que ainda possa permiti-los descansar quando estiverem em um aclive.

Objetivo geral

Nosso objetivo é construir um dispositivo mecânico que facilite a locomoção dos cadeirantes em aclives, reduzindo esforços, e atuando como um freio, impedindo que a cadeira desça no sentido contrário ao movimento.
Este dispositivo consiste num sistema de engrenagens com transmissão por corrente, sendo que o movimento será transmitido para as engrenagens por um pedal de mão, esse sistema será constituído também por um freio.

Objetivos Específicos

O primeiro passo para a construção do nosso protótipo é a elaboração de um croqui. Posteriormente realizaremos os cálculos para dimensionar qual a melhor relação para aplicarmos no sistema de engrenagens.
Depois do dimensionamento do sistema, passaremos este croqui para um software CAD, para posteriormente partimos para a execução do protótipo.
Na execução utilizaremos duas engrenagens para conseguir uma relação que reduza o esforço, o sistema de transmissão será por corrente. O movimento circular será gerado por um pedal de mão que será acoplado a umas das engrenagens.
Em relação ao sistema de freios nosso plano é que as manetes sejam acopladas nos pedais de mão, a transferência da frenagem será por cabos e a frenagem em si se dará por contato entre as borrachas das pinças de freio e as rodas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEMANA FINAL

SEMANA 9